domingo, outubro 12

Lados opostos da mesma moeda

Há muito tempo, novas idéias vem brotando das mentes dos roteristas e autores das séries de TV. A cada temporada vemos novos temas sendo criados, alguns emplacando e outros não dando tão certo. Nesse momento, vale muito a criatividade e originalidade do autor na produção do novo programa, tramas cada vez mais diferentes aparecem na telinha.

Mas nem sempre tais séries "diferentes" dos temas habituais conseguem engatar uma boa audiência que permita a continuação por mais uma temporada nos canais de televisão. Um exemplo interessante deste tipo de situação, foi a criação de dois seriados relativamente parecidos no que se diz ao tema, no 2º semestre do ano de 2006. São eles, Studio 60 on the Sunset Strip e 30 Rock ; Ambas as tramas são inspiradas nos bastidores de programas de grande sucesso. Tanto a série do "ex-friends" Matthew Perry (Studio 60) como a do conhecido Alec Baldwin (30 Rock), retratam um cotidiano bem conhecido no mundo televisivo, os bastidores de um programa de variedades de sucesso (muitos fazem a ligação com o espetacular Saturday Night Live).
Curiosidade: Tina Fey, escritora e criadora de 30 Rock, participou por muito tempo como colaboradora e atriz do programa Saturday Night Live (SNL). Outra informação interessante, é o nome da série, que reforça ainda mais a idéia da inspiração em SNL, 30 Rock é assim chamada, pois representa o edifício 30 Rockfeller Plaza, em Nova York, onde se encontram os estúdios da NBC, e onde é gravado o próprio Saturday Night Live.

Até aí tudo bem, se não fosse o fato da imensa diferença de sucesso entre os dois seriados. Por um lado, 30 Rock, emplacou uma audiência muito boa, agradando à crítica e principalmente aos próprios telespectadores, ganhando uma excelente continuação. E por outro, a decepção de audiência de Studio 60, não estimulou os produtores e executivos da NBC a promoverem uma continuação do seriado, fazendo com que o último episódio fosse ao ar no dia 28 de Junho de 2007. A série do "ex-friends", era até interessante, e quem sabe daria certo e faria mais sucesso se lhe fosse investida mais uma temporada. Mas como quem manda é a audiência americana e não a brasileira....

Curiosidade: Studio 60 on the Sunset Strip, teve boa resposta com relação à crítica, inclusive sendo indicada para algumas premiações.

Como deu pra ver, nem todas as séries que não dão certo acabam devido a criatividade e originalidade na criação do programa, e sim em conseqüência do desenrolar da trama.

Quem manda é o telespectador!
Pra quem gosta desse tipo de história, fica a dica......

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

14 Temporadas © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO